Plotter

    Sistema eletrônico de corte de películas auto-adesiva a partir de um arquivo. O computador programa o corte da superfície, utilizando o princípio dos eixos cartesianos (uma ponta cortante se locomove por um eixo transversal à superfície de trabalho, que é também tracionada).

Resistência

    A mesma do material utilizado.

Preparativos

     Basta enviar um arquivo com as imagens e textos processados em programa específico e armazenado em qualquer mídia digital (disquetes ou zipdisk) ou ótica (CD ou MD). Os preparativos também podem ser realizados no próprio equipamento, que pode capturar as imagens com scanner de alta resolução (1200dpi).

Indicações

    Sinalização visual das seguintes ambientes:

  Exteriores
  • Fachadas;
  • Letreiros;
  • Vitrines;
  • Painéis;
  • Etc.
Interiores
  • Shoppings;
  • Hospitais;
  • Clinicas;
  • Fábricas;
  • Etc.

    Além de faixas decorativas para veículos, Identificação e numeração de frotas e etc. É indicado especificamente para desenhos que necessitam de semi-cortes em materiais auto-adesivos cuja complexidade eleva o custo ou mesmo inviabiliza tecnicamente o uso de facas de corte e vinco.

 

Serigrafia

    Sistema de impressão em que a tinta é pressionada por um rodo contra uma matriz (tela de nylon), passando através das áreas abertas (não protegidas) para se depositar na superfície a ser impressa.

 

Características

    Utiliza vários tipos de tintas e vernizes vinílicos para imprimir em qualquer tipo de material (papel, madeira, vidro, tecido, metal e etc.) Pode-se imprimir imagens em policromia (dégradé) com a utilização de tinhas transparentes especiais, semelhantes às utilizadas em off-set. A diferença é que as retículas não são finas, podendo ser percebidas a olho nu. A resolução máxima das imagens é de 75 linhas por polegada quadrada, variando de acordo com a abertura da malha a ser utilizada.

Resistência

    Ótima resistência à abrasão e excelente à luz.

Preparativos

    Requer o uso de fotolitos para a confecção de telas de nylon (matrizes). Para impressão a traço, estes fotolitos podem feitos à mão, em poliéster translúcido ou filme de recorte, pelo processo digital (plotter) ou tradicional (fotográfico). Para impressão em policromias (4 cores separadas) ou uso de meios-tons (fotos e ilustrações) são necessários fotolitos feitos pelo processo digital ou tradicional, com até 75 linhas por polegada quadrada.

Indicações

    É especialmente indicado para impressão em superfícies que necessitam de grande resistência à luz solar, plásticos e adesivos para automóveis, publicidade externa em veículos, fachadas e letreiros).

 
Impressão Digital em Grandes Formatos

   Realizada com auxílio de uma estação gráfica computadorizada, direto do arquivo digital para impressora. A tinta é depositada em papel de transferência, em seguida, passada para um papel auto-adesivo ou vinil, laminada para proteção e acabamento, e então aplicada na superfície onde ficará exposta.

 

Resistência

   Fraca à luz solar e à brasão. Por isso é laminada com material específico para cada tipo de aplicação (externa, interna, parede, vidro, etc.), o que aumenta sua durabilidade para até 8 anos, dependendo do tipo.

Preparativos

   Basta enviar o arquivo, com imagens e texto armazenado em qualquer mídia digital (disquetes ou zipdisk) ou ótica (CD ou MD). Os preparativos também também podem ser realizados na própria estação gráfica, que captura as imagens com um scanner cilíndrico de alta resolução (4200 dpi) e prepara o material para impressão.

Indicações

   Confecção de back-lights, banners, faixas letreiros, outdoors, sinalização de veículos, fachadas, interiores, decoração de vitrines, eventos e todos os tipos de impressos em tiragens pequenas, que não justifiquem o alto custo dos preparativos necessários aos processos tradicionais.